domingo, 29 de setembro de 2013

pré-conceito

Antigamente eu costumava ouvir tudo que me diziam,costumava acreditar em tudo e ter medo de todos em minha volta. É engraçado mais hoje eu gosto de dizer que sou uma mocinha crescida,não acredito mais em bicho papão de baixo da minha cama.Eu tenho medo mesmo é da ausência da falta que algumas pessoas me fazem,tenho dificuldade para entender como elas foram capazes de me esquecer tão fácil.
 Esses dias tive uma aula de ideologia e nela minha professora falou um pouco sobre preconceito.Mas o que é preconceito? Desde criança ouso os outros me chamarem de algo,elas diziam que eu gostava de outras  meninas por ser diferente,e eu não entendia o que era ser diferente por que para mim,todo mundo era igual.Antes de ser tabulada,eu costumava ser uma menina simples que gostava de desafios e das crianças novas que entravam assustadas na escola sem conhecer ninguém e saiam de lá comigo como amiga.Isso também é engraçado por que hoje eu não tenho ninguém pra conversar.E eu chego a conclusão que preconceito é o verdadeiro bicho papão,mais ele não mora debaixo da cama de ninguém,ele vive dentro da mente humana,ele é capaz de destruir todas as lembranças boas que existem e transforma-las desamor,intolerância,nojo,e até mesmo em medo.
 Uma vez quando criança eu sentei na varanda da minha casa e contemplei as estrelas,naquela época não tinha medo de me chamarem de louca por ficar olhando para o nada na escuridão.Meu tio sentou do meu lado e me disse que o céu era feito de água do mar e que as estrelas eram almas de pessoas boas que nadavam na imensidão sem fim,a lua era Deus ou era nossa senhora?Eu não me lembro.Tem poucas coisas das quais me lembro. É difícil lembrar das boas lembranças se as ruins parecem ter um impacto maior.Como se apaga uma cicatriz?Eu tenho medo mas não é do bicho papão ou será que é?A que ponto pode chegar a falta de conhecimento a incapacidade de entender que as pessoas são sim diferentes,mas isso não quer dizer que isso seja uma coisa ruim.Vamos por como exemplo o sol,ele é uma estrela como todas as outras no céu o que o diferencia de suas iguais é apenas a distancia ele só está mais perto da terra,e isso não faz dele algo ruim pelo contrário sem ele morreríamos de frio ou nem existiríamos.Então pra que ter medo?Se o diferente ainda pode ser bom?  


Carina A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mostre o que estão sentindo