
Tenho que lis confessar que sou louca até hoje por esse livro,eu estava na biblioteca da escola encantada como sempre por estar no meio de tantos livros e com a liberdade de escolher o que eu quis se-si mais eu queria só um" Macário". Infelizmente esse eu não podia ter,ou melhor não tinha na biblioteca.Eu então resolvi pegar outro olhei olhei até encontra lo "o Guarani".
O peguei nas mãos encantada com a ideia de lelo até começar a ler as primeiras paginas no começo(como sempre) não gostei até faser um esforço e continuar lendo.Quando vi o romance doce e encantador que era mi apaixonei, não tinha um dia que não o lia.
O romance fala de um índio que idolatrava uma moça inocente e divinamente linda Cecília,peri era um índio belo e inteligente,corajoso capas de arriscar sua vida para proteger sua ceci e ainda não si dar o luxo de morrer para não intristece-la.
Tinha também Isabel sua "prima" em que todos desconfiavam ser filha de D. Antônio de Mariz(pai de ceci),com uma índia.Alem de ser minha personagem predileta Isabel era apaixonada por Álvaro (que amava ceci),Cecília ao saber disso armou para que os dois ficassem juntos foi ai o inicio de uma paixão,quando Álvaro percebe que sua dor era a mesma de Isabel com um amor não cor respondido acabou si apaxonando por ela.
Ouve uma briga com os índios Aimorés em que queria matar ceci,peri claro a protegendo foi capaz de dar sua própria vida,tomando um veneno.como os amirés são canibais iriam pega lo e mato lo para come lo e quando termina cem morreriam com o veneno!
Mas uma indiosinha que si apaixonara por peri (para tristesa de peri) o salvou dando sua própria vida.peri insastifeito voltou para casa e contou para todos sobre sua loucura.Cecília desesperada o suplicou para que vive-si.Ele decidiu ir até a floresta buscar uma erva eu que cortaria o efeito do veneno.na volta encontrou Álvaro (em que estava numa luta com os índios inimigos)morto. E o carregou até a casa.
Isabel quando viu seu amado morto entrou em desespero,e depois que todos sairam de perto do morto ela pediu para que peri o leva si até seu guarto.Peri vendo o despero da moça obedeçeu.
Quando peri saiu ela trancou a porta e tomou um veneno mortal encheu seu quarto de uma fumaça em que a sufocaria e fechou bem a janela.Deitou sobre o corpo de seu amado e o beijou com sua boca virgem pela primeira e ultima ves.Nesse exato momento sentiu a boca dele mexer,achou que fosse somente sua imaginação,mais quando desuniu sua boca á dele,ouviu o falar: Isabel.
Ela num desespero de salvar a vida de seu amado vês uma esforço sobre natural para si levantar e abrir a janela.Em vão Álvaro a segurou pelo braço e a beijou.Ceci preocupada com a prima em que desaparecera a tarde toda bateu na porta por horas mas nimguem a respondeu.Ela correu desesperada a peri e o mandou arrombar a porta.Quando a porta si abriu,Isabel e Avaro mortos unidos por um beijo.
Depois de algumas horas os aimores incendiaram a casa e a invadiram,D.Antonio lutou até o fim mais fez questão de entregar Ceci a Peri para que a levasi a casa de uns parentes na cidade.Quando peri nesa hora no barco olhei pela ultima ves para tras a casa entava em chamas.
Quando Cecilia acordou e soube de que acontecera ficou revoltada e incorformada por ser a unica a viver,mandou peri a levar de volta mais a desobedeceu.passadas os dias de revolta de Ceci ela resolvera não ir
a cidade mais morar nas florestas com Peri,reconhecendo de que ele morreria de tristeza longe de sua floresta.
Durante a noite ainda no barco Pero percebeu de que o rio subiria alagando toda a mata,tentou salvar mais uma vês ceci a pondo contra uma árvore e a segurando até que a enchente passara.Peri a disse:
- Tu viveras!
e ceci o olhou sorrindo e disse:
- sim viveremos nas moradas do senhor junto com nossos amigos!
E sumiram pelo horizonte..
Bom Dia!
ResponderExcluirMinha linda quero agradecê-la pelo carinho, pelas palavras, escrevo com amor mesmo e espero poder ajudr outras pessoas. E aqui heim?? Como anda o coração? a vida?
Espero que volte sempre, será sempre muito bem recebida.
Bjs,fica com Deus!